Existe uma cartilha do governo que alerta as pessoas para os perigos da internet. Recentemente em uma das aulas, tivemos acesso ao conteúdo dela. Com a primeira edição veiculada em 2008, a "Saferdicas. Brincar, estudar e.... navegar com segurança na internet!" traz temas como ciberbullying, roubo de dados, hiperconectividade e redes de relacionamentos.
As redes de relacionamento tem assumido um papel de importância na vida de todos no quesito entretenimento, são horas gastas navegando, vendo fotos, videos e publicações de acordo com os seus interesses. Porém há um risco muito grande em se expor virtualmente, abre-se uma janela para pessoas que podem estrar mal intencionadas. A cartilha citada anteriormente traz dicas como não exibir nome completo, telefones e endereços, evitar encontrar "amigos virtuais" sem orientação e bloquear algum usuário que envie mensagens agressivas ou que tentem forçar uma conversa.
Recentemente um programa americano chegou ao Brasil com a temática de desvendar casos de relacionamentos virtuais entre pessoas que nunca se viram ou encontraram pessoalmente. O "catfish", transmitido pela MTV, tem episódios que relatam historias que duraram anos, alguns até enviaram dinheiro para o seu/sua companheiro/companheira por trás da tela, pessoas enganadas por perfis fakes e iludidas com um relacionamento que só existia em uma das partes. Esse programa é apenas mais um alerta de como o mundo virtual pode mascarar e distorcer coisas que ate os que se sentem mais "espertos" e seguros são vulneráveis. Os casos de encontros com pessoas conhecidas virtualmente nem sempre acabam em tragédias como vimos diariamente nos meios de comunicação, mas precisa-se estar atento a todos os riscos que a internet nos expõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário