Alguns sites conceituam multiculturalismo como um fenômeno que estabelece a coexistência de varias culturas. Alguns o criticam pelo fato de pensarem estar deixando as outras culturas de lado, em prol de uma "multicultura" ideal que promova um nivelamento e igualdade entre as diversidades sem renegar nenhuma delas, favorecendo uma nova expressão cultural. Em contrapartida muitas pessoas são contra o multiculturalismo por acreditarem que pode reforçar a valorização de uma cultura tida como "mais forte" sobre uma "mais fraca".
A globalização, estabelece e possibilita uma relação entre essas diferenças entre culturas e locais diversos. A importância de se ter um conhecimento entre essas culturas e modos, e a difusão de diferentes idiomas e costumes que anteriormente seriam restritos apenas a uma comunidade, hoje já se misturam entre elas. vale-se ressaltar que apesar de todos os pros e contras, o conhecimento deve ser respeitado e a união entre os povos valorizadas, desde que esses não percam sua identidade e individualidade nesse processo, sobrepondo seus valores a outros que talvez considerem ser mais importantes que os seus.
Muito legal o seu texto, também acredito que o respeito a todas as culturas é o que realmente importa, por que afinal, sabemos que o mundo é multicultural e precisamos saber lidar com essa realidade com respeito e alteridade.
ResponderExcluir