quinta-feira, 21 de julho de 2016

Professor e tecnologia. Aliados ou inimigos?

No século XXI, crianças já nascem com um domínio assustador dos meios tecnológicos. Há um acesso muito rápido e constante a meios antes distantes. Elas têm Smartphones, computadores, tablets, televisões e internet ao alcance de suas mãos.
Diante desse novo cenário, vários questionamentos adentram as escolas e as faculdades de educação. Até que ponto essa geração y pode ser controlada? O professor pode ser substituído por uma máquina? São alguns exemplos que pode-se citar. 
Acredita-se que a educação pode ser aliada da tecnologia. O professor é indispensável na formação de um aluno, ele é responsável por humanizar a prática pedagógica e mediar essa relação inevitável de aluno x computador. A tecnologia presente em sala de aula pode ilustrar e relativizar o mundo diante de um universo conhecido para as crianças e jovens. Desmistificar a ideia de tecnologia como um "monstro" e formar professores capacitando-os para esse "novo tempo", traria benefícios para as relações entre educando e educador, além de multiplicar os recursos a serem utilizados. 




segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cordel como fonte de inspiração e informação



A literatura de cordel faz parte da cultura nordestina de nosso país. Cordelistas emprestam suas poesias e pensamentos em forma de versos rimados que se transformam em inúmeras historias cotidianas ou fantasiosas. Apesar de ser popular, o cordel ainda é pouco utilizado como fonte de informação. Algumas pesquisas mostram que essa manifestação da literatura teria grande importância na comunicação e transmissão de informações, por sua musicalidade e rima serem de fácil assimilação. Recentemente a cultura do cordel e suas xilogravuras foram fontes de inspiração para uma novela da rede Globo que tinha um enredo que abrangia a cultura nordestina.



Foto: (divulgação)